TRABALHOS REALIZADOS:
Relaciono abaixo espetáculos teatrais, filmes, séries, novelas dos quais participei como ator e a seguir, lá embaixo dados curriculares da minha formação escolar e artística.
ESPETÁCULOS TEATRAIS
2018
– A CABEÇA DE YORICK– Texto e Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
–O MUNDO DE HUNDERTWASSER– De Helena Cerello. Direção de Alvaro Assad. Produção, GRUPO VA DA BORDO.
2017
– FESTIVAL DE PEÇAS DE UM MINUTO URUGUAI, texto e direção- Vários. Produção Parlapatões
– PALCO GIRATÓRIO SESC– Percorre 45 cidades em 22 diferentes estados brasileiros com os espetáculos OS MEQUETREFEe CLÁSSICOS DE CIRCO. Produção Parlapatões
2015
–OS MEQUETREFE, roteiro de Hugo Possolo e Alvaro Assad. Direção de Álvaro Assad. Produção Parlapatões
– ATÉ QUE DEUS É UM VENTILADOR DE TETO, texto de Hugo Possolo, direção Pedro Granato. Produção Parlapatões
2014
– AUTO DA REDENÇÃO– Texto e direção de Romero de Andrade Lima, com O Grupo Circo Branco.
– ATÉ QUE DEUS É UM VENTILADOR DE TETO, leitura dramática dentro das Satyrianas, texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
2013
– PARLAPATÕES REVISTAM ANGELI. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
– O BURGUÊS FIDALGO. De Molière. Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
– FESTIVAL DO MINUTO PORTUGAL, direção e texto de vários. Produção Parlapatões
2012
–NÓIS OTÁRIO(S)- Texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
–CARNAVAL DO SEU NOÉ- Texto e direção de Paulo Rogério. Evento da TUCCA realizado com Orquestra na Sala São Paulo
2011
– RIDÍCULOS, AINDA E SEMPRE– Texto de Daniil Kharrms. Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões. Integra a Mostra Sesc de Artes
– GUERRA, LUME e PAZ- Texto e direção de Romero de Andrade Lima, com a presença de Ariano Suassuna. Com GRUPO CIRCO BRANCO
2010
– O PREDADOR ENTRA NA SALA– Texto e direção de Marcelo Rubens Paiva
– PARAPAPÁ-CIRCO MUSICAL– Texto de Hugo Possolo. Direção Hugo Possolo e Henrique Stroeter. Produção PARLAPATÕES
2009
– OCEANO. Direção de Hugo Possolo. Com CIRCO RODA, PARLAPATÕES e PIA FRAUS
– O PAPA E A BRUXA. Texto de Dario Fo. Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
2008
– VACA DE NARIZ SUTIL. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
2007
– FESTIVAL DE PEÇAS DE UM MINUTO. Texto e direção de vários. Produção Parlapatões
– PARLAPATÕES CLÁSSICOS DE CIRCO. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção PARLAPATÕES
2006
– REVISTANDO 2005. Direção de Isser Korik. Produção TEATRO FOLHA
– HÉRCULES. Texto e direção de Hugo Possolo. Com PARLAPATÕES e PIA FRAUS
– STAPAFURDYO. Texto e direção de Hugo Possolo. Com CIRCO RODA, PARLAPATÕES e PIA FRAUS
– PROIBIDO PARA MENORES. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção PARLAPATÕES
2005
– FARSA QUIXOTESCA. Texto e direção de Hugo Possolo. Com PARLAPATÕES e PIA FRAUS
– EU E MEU GUARDA CHUVA. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção PARLAPATÕES
– NUNCA SE SÀBADO. Direção de Isser Korik. Produção TEATRO FOLHA
2004
– REIS DO RISO. Texto e direção de Hugo Possolo. Com BANDA SINFONICA DE S PAULO e PARLAPATÕES
– AUTO DOS PALHAÇOS BAIXOS. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção PARLAPATÕES
– O BRICABRAQUE, Texto e direção de Hugo Possolo. Produção PARLAPATÕES
2003
– AS NUVENS E OU UM DEUS CHAMADO DINHEIRO. Texto de Aristófanes. Direção e adaptação de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
2001
–MIX PARLAPATÕES. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
– PANTAGRUEL. Texto de Mário Viana e Hugo Possolo. Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
– SARDANAPALO. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
1999
– OS MANÉ. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
– POEMAS FESCENINOS. Texto e direção de Hugo Possolo.
– MISTÉRIOS GULOSOS. Texto de Mário Viana. Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
– ÁGUA FORA DA BACIA. Texto de Avelino Alves. Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
2000
– UM CHOPES, DOIS PASTEL E UMA PORÇÃO DE BOBAGENS. Texto de Mário Viana. Direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
.1998
– ppp@WllmShkspr.br, de Jess Borgeson. Direção de Emílio di Biasi. Com PARLAPATÕES, PATIFES & PASPALHÕES . Produção Parlapatões
– NÃO ESCREVI ISTO. Texto e direção de Hugo Possolo. Produção Parlapatões
– DE CÁ PRÁ LÁ, DE LÁ PRÁ CÁ, de Alexandre Roit. Direção de Carla Candiotto. Produção Parlapatões
1997
– PIOLIM, de Perito Monteiro. Direção de NEYDE VENEZIANO. Com PARLAPATÕES, no FESTIVAL DE CURITIBA.
1996
– O MAMBEMBEde Artur Azevedo. Direção de GABRIEL VILELA. Produção TEATRO DO SESI
– AUTO DA PAIXÃO. Direção de ROMERO DE ANDRADE LIMA. Participa do Festival Internacional de Teatro de VOLTERRA (Itália) e posteriormente de encontro com JERZY GROTOWSKI e THOMAS RICHARDS em São Paulo. Com GRUPO CIRCO BRANCO.
– U FABULIÔ, de Hugo Possolo. Direção de HUGO POSSOLO. Com PARLAPATÕES. Convidado para a abertura da JORNADA SESC, para o FIAC ( Festival Internacional de Artes Cênicas) e para o 3°PORTO ALEGRE EM CENA.
1995
– A COMÉDIA DO CORAÇÃO de Paulo Gonçalves. Direção de VIC MILITELLO. Premiado na JORNADA SESC sobre PAIXÃO.
– ZERÓIde Hugo Possolo. Produção PARLAPATÕES
1994
– NO TEMPO DAS APOTEOSES de VIC MILITELLO. Premiado na Jornada SESC de Musicais.
– PREMIO SHELL 1993. Direção de NAUM ALVES DE SOUZA.
– OS MONSTROS TAMBÉM CHORAM, de VIC MILITELLO.
– NADA DE NOVO, de com e por OS PARLAPATÕES, PATIFES E PASPALHÕES. Produção PARLAPATÕES
– AS SUPLICANTES de Esquilo. Direção de ROMERO DE ANDRADE LIMA. Com GRUPO CIRCO BRANCO
1993
– DINDINHO DO CORAÇÃO DA MAMÃE de Ilder Miranda Costa. Direção de ROBERTO LAGE. Produção CIA SÃO PAULO-BRASIL
– TEATRO DE TERROR de VIC MILITELLO.
– SARDANAPALO de Hugo Possolo. Direção de CARLA CANDIOTTO. Produção PARLAPATÕES
– CHAPEUZINHO ADORMECIDA NO PAÍS DAS MARAVILHAS, de Flávio de Souza. Direção de MIRA HAAR. Indicado como melhor ator para o Prêmio APETESP.
1992
– AS MIL E UMA NOITES de KAREN ACYOLLI.
–QUEM CASA QUER CASA de Martins Pena. Direção de HUGO COELHO.
1991
– LUZ, CALMA E VOLÚPIA de IVALDO BERTAZZO.
– O JARDIM FECHADO de ROMERO DE ANDRADE LIMA.
1990
– O ALVARÁ de Antonio Nóbrega. Direção de ANTONIO NÓBREGA.
1989
– A LINGUA DA MONTANHA de Harold Pinter. Direção de MAURÍCIO PARONI DE CASTRO.
– O HOMEM RATO de Toninho Neto. Direção de ANGELA DIP e GRACE GIANOUKAS.
1988
– VIRA E MEXE de NEI PIACENTINI. Indicado como Melhor Ator para o Prêmio Mambembe.
1987
– O HOMEM E O CAVALO de Oswald de Andrade, Direção de JOSÉ CELSO MARTINEZ. Leitura Dramática dentro do PROJETO BALANÇO GERAL.
1985
– O TARTUFO de Moliére, direção de JOSÉ POSSI, produção de PAULO AUTRAN
– MATEUS PRESEPEIRO de Antônio Carlos Nóbrega. Direção ANTONIO NÓBREGA.
– FRANKENSTEINde Mary Shelley. Direção de CISSA CARVALHO e RICARDO HOFLIN
1983
– O DRAGÃO de Eugène Schwars. Com o grupo Manhas & Manias. Direção de JOSÉ LAVIGNE.
TELEVISÃO E VÍDEO |
2019
– OS RONI- Com Whinderson Nunes. Multishow
2018
– FERAS, de Felipe Santangelo, direção de Téo Popovic
– PSI, 4ª Temporada, série da HBO, dirigida por Contardo Calligaris
– ESCOLA DE GÊNIOS– Série do canal Gloob, dirigida por Marcelo Cordeiro
2017
– EU, ELA E UM MILHÃO DE SEGUIDORES, série do canal Multishow, dirigida por Calvito Leal e Duda Vaisman.
2016
– PSI, 3ª Temporada, série da HBO, dirigida por Contardo Calligaris, Tata Amaral , Rodrigo Meirelles e Max Calligaris.2
– A LEI DO AMOR, novela de Maria Adelaide Amaral, direção de Denise Sarraceni
2015
– PSI, 2ª Temporada, série da HBO, dirigida por Contardo Calligaris, Lais Bodanski, Tata Amaral Alex Gabassi e Max Calligaris
– I LOVE PARAISÓPOLIS, novela de Aristides Nogueira, direção geral d e Carlos Araújo. Personagem: Elias Beverraj-Crítico Gastronomico
2014
– MEU PEDACINHO DE CHÃO, novela da TV Globo, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Personagem: Izidoro
2013
– PSI, série da HBO, dirigida por Marcus Baldini, Alex Gabassi, Max Calligaris e Paulo Machline
MAIS ANTIGOS
– MUNDO DA LUA, programa da TV Cultura dirigido por Roberto Vignatti.
– A PAIXÃO SEGUNDO BRUCE, vídeo de Luís Duva. Prêmio no 7°VideoBrasil. Participa do Fest Rio e de Festivais Internacionais.
– O FAROL, vídeo de Tatiana Ribeiro. Prêmio 7° VídeoBrasil.
– TIETÊ – MEMÓRIA 2000, vídeo de Regina Ramoska.
– CAPITÃO BANDEIRA, de Rafi Farah, dirigido por Carlos Eber.
– O MISTÉRIO DE ODORETO, de Flávio de Souza. Mini-novela da TV Cultura dirigida por Eliana Lima.
– A JUSTIÇA DOS HOMENS, programa do SBT dirigido por Henrique Martins.
– JANELA PARA O CÉU, mini-série da TV RECORD dirigida por Régis Faria e Luis Antônio Piá.
– MOVIX, programa semanal da TV Cultura, dirigido por Maria das Neves. Apresentador
– RETRATO FALADO, programa da TV GLOBO, dirigido por Luiz Vilaça
– PIMENTEL DA NEXTEL, campanha de publicidade(110 Filmes) dirigida por Tadeu Jungle.
– SAMPA, de Gianfrancesco Guarnieri. Mini-série da TV Globo dirigida por Roberto Talma.
– RÁ TIM BUM, programa da TV Cultura. Participação no quadro fixo “A Família Teodoro” e em outros quadros.-
– REVISTINHA, programa da TV Cultura. Diversas participações em quadros, mini-séries e apresentações do programa.
CINEMA |
– CORAÇÃO de LEÃO, direção de Alê Machado.2018-
– BINGO, O REI DAS MANHÃS, de Daniel Resende. Longa metragem. 2017
– GOSTO SE DISCUTE, de André Pellenz. Longa metragem. 2017-
– A COMÉDIA DIVINA, de Toni Venturi. Longa metragem. 2017
– MEU AMIGO HINDU, de Hector Babenco. Longa metragem. 2015
– LASCADOS, de Vitor Mafra. Longa Metragem. 2013
– EU E MEU GUARDA CHUVA, de Tony Vanzolini. Longa metragem.2010
– O CHEIRO DO RALO, de Heitor Dhalia. Longa metragem. 2007
– QUANTO VALE OU É POR QUILO, de Sérgio Bianchi. Longa metragem. 2005
– A HORA MÁGICA, de Guilherme de Almeida Prado. Longa metragem.1999
– LOIRA INCENDIÁRIA, de Mauro Lima. Longa metragem. 1997
– UMA NOITE COM OSWALD, de Inácio Zatz. Média metragem. 1992
– 1999, de Toni Venturi. Curta metragem.
– IMPALA 66, de Mauro Lima. Longa metragem.
– LEMBRANÇAS DO FUTURO, de Flávio de Souza, direção de . Curta metragem.
– CAMELÔ-
– CINE JORNAL, de Hamilton Zini Jr. Curta metragem. 1997
– PRINCESA RADAR, de Roberto Moreira. Média metragem.
– O HOMEM QUE FALAVA JAVANES, de Marcelo Marcatti. Curta metragem
– SUA EXCELÊNCIA O CANDIDATO, de Ricardo Pinto e Silva. Longa. 1991
– PALAVRA CANTADA- DVD- Clip da Música: EU
– O TÚNEL, de Ricardo Espósito. Curta metragem.
– O CORPO, de José Antonio Garcia. Longa metragem. 1991
– O BRINCO, de Flávia Moraes. Curta metragem. 1989
– 20 MINUTOS, de Michael Ruman. Curta metragem. 1988
– ESCONDE ESCONDE de Eliana Fonseca. Curta metragem. 1988
-A MULHER FATAL ENCONTRA O HOMEM IDEAL, de Carla Camurati. Curta. 1987
1959
– Nascimento em São Paulo a 17 de março.
1965 / 1977
– Pré primário, ginásio e científico no colégio Dante Alighieri.
– Presta vestibular e ingressa nas escolas de engenharia das universidades Mackenzie, FAAP e USP (São Carlos).
1975 / 1982
– Como atleta, praticante de polo aquático, participa de torneios pelo Brasil, América do Sul e Europa, sagrando-se campeão brasileiro e vice-campeão sul americano.
1982
– Diplomado como Engenheiro Civil pela FAAP.
1983
– Ingressa na Faculdade de Filosofia da USP.
1980 / 1984
– Exerce profissões na área de engenharia civil nas empresas: Wisling Gomes, Racional, Torremolinos e Lalco.
1985
– Abandona o emprego de Engenheiro Civil para dedicar-se à profissão de Ator.
Antes de sair elencando as oficinas, aulas, cursos etc tenho a obrigação de citar aspectos humanos que foram tão ou mais importantes quanto todos os outros mestres. Preciso falar de Patrícia Mesquita, que intuiu minha vocação escondida e me incentivou a um mergulho no universo do teatro e da música. Partiu dela minha ponte com Antonio Nóbrega, figura central em minha formação artística por tudo que me proporcionou vivenciar em conversas, encontros, viagens, permitindo-me generosamente o privilégio de compartilhar parte de sua profunda pesquisa pela arte brasileira. Foi minha verdadeira universidade num curso que durou quase 7 anos e me trouxe muito conhecimento, parcerias e sobretudo, prazer. No Circo Escola Picadeiro, José Wilson Moura e seus professores todos me permitiu o mergulho profundo no mundo do circo e da palhaçaria, de onde nunca mais saí. Um agradecimento especial à divina e saudosa Vic Militello com quem aprendi a olhar a cena com uma intimidade absoluta que também carregarei para sempre.
1981 / 1982
– Curso de arte dramática na Escola Drama Visão sob orientação de Daniel Cherniaski.
– Curso de violão clássico com Juan Falú
1983 / 1984
– Oficina de Teatro com o Grupo Asdrúbal. Trouxe o Trombone.
– Oficina de Teatro com o Grupo Manhas e Manias.
– Aulas de corpo com KLAUS VIANNA.
– Aulas de canto com NANCI MIRANDA.
– Aulas de capoeira com MESTRE BRASILIA.
– Oficina de teatro com HECTOR OTHON.
– Curso sobre o Teatro de Bob Wilson com LUIS GALÍSIA.
1984 / 1985
– Integra o CPT (Centro de Pesquisa Teatral) dirigido por ANTUNES FILHO.
– Curso de Artes Circenses no CIRCO ESCOLA PICADEIRO, especializando-se em malabarismo.
– Aulas de corpo com KLAUS VIANNA.
– Aulas de voz com MADALENA BERNARDES.
1986
– Curso do Inacen sobre o teatro e o método de PETER BROOK com DANIEL CASTRO.
1987
– Oficina de técnica vocal em GLÓRIA BEUTENMULLER.
– Aulas de corpo com SILVIE LAGACHE.
– Oficina de Mímica com DENISE NAMURA.
– Curso teórico sobre novos autores ministrados pelo crítico inglês MARTIN ESSLIN.
– Aulas de práticas circenses no Circo Escola Picadeiro.
1988
– Aulas de expressão vocal com FERNANDO CARVALHAES.
– Sequência dos estudos circenses.
1989
– Especializa-se como Atirador de Facas no Circo Picadeiro.
– Aulas de violão popular com CRISTINA AZUMA.
– Aulas de corpo com JOSÉ MARIA.
1990
– Curso de especialização em Artes Circenses na ECOLE NATIONALE DES ARTS DU CIRQUE em Chalones Sur Marne na França.
– Aulas de canto com CLAUDIA MOCCHI.
– Aulas de dança de salão com Helena Bastos.
1991
– Oficina de mímica com FERNANDO VIEIRA.
– Oficina de Clown com CRISTIANE PAOLI-QUITO.
– Aulas de canto com CLAUDIA MOCHI.
– Curso de Introdução à Eutonia com KAREN MULLER.
– Oficina O Processo de Direção de GABRIEL VILELA.
– Curso básico de Mágica e Ilusionismo com Mr. BASART.
– Oficina O Processo de Direção de DOMINGOS DE OLIVEIRA.
– Aulas de corpo com IVALDO BERTAZZO.
– Aulas de voz com MADALENA BERNARDES.
– Aulas de violão popular com GUSTAVO KURLAT.
1992
– Curso de Máscaras e Commedia Dell’ Arte com TICHE VIANA.
– Oficina de Interpretação com a COMPANHIA LABORATÓRIO DE PONTEDERA ministrado por SILVIO CASTIGLIONI.
– Laboratório de investigação da voz e do movimento através da Energia por MARIANO PATTIN.
1993
– A VOZ PARA O ATOR, curso de CELSO FRATESCHI.
– Oficina Processo de Direção de GERALD THOMAS.
– Workshop de voz com GLORIA BEUTENMULLER.
– O Riso no Teatro, curso com TICHE VIANA.
– Oficina de Interpretação com ENRIQUE DIAZ.
– Workshop de corpo com ANA KFOURI.
1994
– Oficina com a ACADEMIE EXPERIMENTALE DE THEATRES sobre o método de Gerzy Grotowski ministrado por sua assistente MAUD ROBART.
– Workshop Melodrama, teatro físico em estilo épico, gestos amplos por DAVID GLASS.
– Workshop de corpo com NINA WISE.
1995
– Workshop de Malabares com o inglês IAN STEVE.
1996
– Workcenter de JERZY GROTOWSKI E THOMAS RICHARDS e encontro com o seu grupo e a Cia CIRCO BRANCO.
– Desde 2008 junto com Hugo Possolo, Ivam Cabral, Rodolfo Garcia e Alberto Guzik dos Satyros, JC Serroni, Guilherme Bonfanti do Teatro da Vertigem, Marici Salomão, e Raul Teixeira, sob orientação de José Simões idealizamos um projeto de pedagogia audacioso, da construção da escola dos nossos sonhos. O projeto vinga em 2010, com verba do Governo do Estado de São Paulo, quando fundam a SP ESCOLA DE TEATRO- Centro de Formação das Artes do Palco, uma escola que abarca 8 cursos : Atuação, Cenografia e Figurinos, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Abrigamos atualmente 400 aprendizes nos cursos regulares além de centenas de outros nos cursos de extensão cultural. Segue até hoje como Coordenador do Curso de Humor da Escola. Detalhes da SP ESCOLA no site www.spescoladeteatro.org.br
PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES
– Em 2015 é um dos curadores do CIRCUITO PAULISTA DE CIRCO DA APAA
– Em 2016 integra o Júri que escolhe os premiados ao PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
– Em 2019 é palestrante no evento MIGRAFLIX e no FESTIVAL PATH 2019