SARDANAPALO

De Hugo Possolo.

Direção de CARLA CANDIOTTO.

(montagem de 93)

Uma Comédia Dionisíaca

A montagem de 93 de Sardanapalo tem grande importância histórica para os Parlapatões. Além da visibilidade que o grupo passou a ter a partir de sua apresentação na Jornada Sesc de Teatro, que naquele ano era voltada à comédia, muitos elementos de sua pesquisa artística ali se concretizaram.

O texto base para a montagem era uma espécie de escrita em prosa que Hugo Possolo havia feito a partir de uma análise do filósofo Alain Grorichard para a série de encontros realizados pela Funarte, organizado por Adauto Novaes, chamado de O Desejo. Esta versão inicial era mais voltada para a encenação de um espetáculo solo.

Possolo desenvolveu duas outras versões, para três atores, que serviram como base para o trabalho coletivo que ali se consolidava. A versão que estreou na Jornada foi a sexta. Quando este entrou em cartaz, meses depois, já tinha sua oitava versão.
A maior parte dos ensaios eram realizados na rua, em praças e no parque do Ibirapuera, o que as vezes gerava uma audiência espontânea e nem sempre desejada. Mas contribuiu muito pra os Parlapatões mantivessem seus recursos de teatro de rua inseridos em suas apresentações nos espaços fechados.

Esta primeira montagem de Sardanaplo entrou em cartaz em uma sala adaptada do Teatro Paulista (antigo Teatro Mambembe), onde permaneceu um ano e oito meses.

A encenação, após a Jornada Sesc, sofreu radicais alterações em sua cenografia. Antes encenada em palco italiano, agora a peça passou a ser realizada em oito pequenos palcos distribuídos ao redor da sala. O público sentava-se no centro, em cadeiras giratórias e seguia os acontecimentos que variavam de ambiente conforme a cena.

O vínculo com a dramaturgia colaborativa, a junção dos elementos do circo e do teatro de rua, o jeito debochado que se apontava, sem dúvida, alicerçaram o projeto artístico subseqüente do grupo.

  • SARDANAPALO

    SARDANAPALO
  • SARDANAPALO

    SARDANAPALO
  • SARDANAPALO

    SARDANAPALO
  • SARDANAPALO

    SARDANAPALO
  • SARDANAPALO

    SARDANAPALO
  • SARDANAPALO
  • Um Jegue em Cena

    SARDANAPALO
Sair